Lançamento global da Emergency Relief Bed: 1000 camas enviadas para o Catar

06-May-2020

Cumprir a nossa missão de melhorar os cuidados de saúde é hoje mais importante do que nunca.


Quando o Dr. Homer Stryker inventou a cama com estrutura giratória em 1938, estava a inovar para satisfazer as necessidades de cuidadores e pacientes com base na sua experiência em primeira mão. Costumava dizer aos colegas, “Se as vossas ferramentas não funcionam, façam-nas funcionar. Se não conseguirem colocá-las a funcionar, criem ferramentas que funcionem.” No mês passado, fizemos exatamente isso. Hoje, assim como nosso começo, começou com uma cama.

O número de pacientes com coronavírus continuava a aumentar em meados de março e isso fez com que Dean Birkmeier, Diretor de Operações Avançadas da Divisão Médica da Stryker, nos EUA, tivesse uma grande ideia: produzir em massa uma cama de emergência de baixo custo que satisfaça urgentemente as necessidades dos hospitais. Dean Birkmeier desafiou os seus colegas a agir rapidamente e uma equipa de 120 pessoas respondeu ao seu apelo – trabalharam dia e noite para desenvolver e lançar em apenas sete dias a Emergency Relief Bed da Stryker para os hospitais nos EUA.

Mas isso foi apenas o primeiro passo.

Ir além fronteiras


Logo no dia seguinte, o projeto da Emergency Relief Bed com marcação CE começou em simultâneo na Turquia, nas instalações da Stryker em Kayseri, e na Alemanha, nas instalações da Stryker em Tuttlingen. A equipa compreendia que a resposta à crise da COVID-19 seria uma maratona, não uma pequena corrida. Os países em diferentes estágios e vagas do vírus teriam de se preparar não só para o que estava a acontecer no presente, mas também para o futuro.

O projeto rapidamente ganhou força quando as equipas de Qualidade Global e Operações (GQO), Aprovisionamento, Investigação e Desenvolvimento (I&D), Operações, Regulamentação e Qualidade da Stryker Medical International (SMI) e da fábrica de Tuttlingen olharam para além das suas unidades de negócios descentralizadas, divisões, cargos e áreas geográficas para dar vida à missão da Stryker como uma entidade que trabalha com um objetivo comum de ajudar nossos clientes na linha da frente.

86 pessoas em seis países – a maioria das quais nunca se conheceram – reduziram o calendário de um projeto de aproximadamente dois anos a 10 dias – e criaram a Emergency Relief Bed com a marcação CE.

Ninguém fica de fora


Uma das primeiras etapas do processo foi obter as matérias-primas no meio de uma pandemia global. Ao trabalhar com uma cadeia de suprimentos em vários países, a equipa de aprovisionamento descobriu que os parafusos de aço eram produzidos em duas regiões na Europa, Itália e Turquia. Como a Itália estava praticamente fechada, as equipas adquiriram o material de vários fornecedores turcos com os quais as equipas da SMI tinham estabelecido uma forte relação ao longo dos anos.

Em seguida, tinham de identificar o local para a montagem das camas. Um diretor de fábrica e diretor de operações da unidade de negócios de Endoscopia da Stryker entraram em contato para oferecer a sua fábrica em Tuttlingen, Alemanha.

Entretanto, as equipas de regulamentação, qualidade, investigação e desenvolvimento e operações na Turquia, Alemanha e Países Baixos entraram numa parceria com colegas em Kalamazoo, Michigan, para criar um protótipo, testar, iterar e garantir a conformidade com todos os requisitos da marcação CE, ao mesmo tempo que agilizavam todas as etapas do processo.

Apenas 10 dias após o início do projeto, a 10 de abril, a Emergency Relief Bed com marcação CE foi lançada em 21 países. A cama de baixo custo pode ser agora facilmente adquirida para satisfazer as necessidades atuais e futuras de pandemia: desde unidades de internamento até triagem, hospitais de campanha, UCI, departamentos de emergência e locais pop-up de atendimento em regiões que se encontram entre as mais vulneráveis da Europa, Médio Oriente, África e América Latina. E na semana passada, a 1000.ª Emergency Relief Bed com marcação CE foi enviada das nossas instalações em Tuttlingen, na Alemanha, em resposta ao pedido de um hospital no Catar.

“Estamos a passar por um momento sem precedentes. E em momentos assim temos de nos concentrar nos nossos princípios fundamentais. Adaptabilidade, trabalho em equipa e cumprir a nossa missão. Together with our customers we are driven to make healthcare better. Os hospitais da região EMEA estão a enfrentar desafios de capacidade. Tivemos de encontrar uma maneira de apoiá-los e provar que a nossa missão é mais do que apenas palavras. Temos o prazer de oferecer agora esta cama de disponibilidade limitada na maioria dos países da EMEA para ajudar os nossos clientes a manter o foco em salvar vidas.” Mathieu Badard, Vice-Presidente da Divisão Médica da Stryker, EMEA.

A herança de Homer Stryker começou com uma cama e a vontade de inovar. Hoje, essa herança é exemplificada pela história das equipas ao redor do mundo que se esforçam para melhorar a assistência médica aos nossos clientes.

Stryker Medical
3800 E. Centre Avenue
Portage, MI 49002, EUA