10-Mar-2020

Um intercâmbio de humildade
__________________________________________________________________

O professor Ton Tran cresceu no Vietname. Quando era adolescente, num período de agitação política, ele e a família fugiram do país, arriscando a vida, e estabeleceram-se como refugiados na Austrália. Contra todas as probabilidades, o professor Tran aprendeu inglês, frequentou a escola e tornou-se um dos principais cirurgiões de traumatologia da Austrália. Mas esta história vai muito além do bloco operatório.  

Professor Ton Tran e um paciente


O trabalho da Stryker com o professor Tran começou pouco depois de Erin Cramlet, Diretora-Chefe de Recursos Humanos para o Pacífico Sul, se ter questionado de que forma a Stryker poderia ajudar, proporcionando ao mesmo tempo aos colaboradores da empresa uma oportunidade enriquecedora de crescimento pessoal. Maurice Ben-Mayor, Presidente para o Pacífico Sul, sugeriu que Erin contactasse o Professor Tran para obter mais orientações.

O professor Tran, que não tinha esquecido o seu país de origem, estava a começar a trabalhar no Vietname, num projeto de formação de cirurgiões ortopédicos, financiado por si próprio, num hospital da cidade de Ho Chi Minh. Ocasionalmente, trazia também cirurgiões vietnamitas até à Austrália para formação – uma espécie de licença sabática. O seu plano era ajudar os cirurgiões vietnamitas a aumentar a sua capacidade de prestação de cuidados no contexto das restrições dos serviços de saúde locais.

Então, Erin perguntou-se "Como é que a Stryker poderia ajudar?"

Inicialmente, fornecemos apoio logístico para a oferta de cursos de formação modernos – uma experiência reveladora para a equipa clínica envolvida. O programa foi ampliado de modo a incluir pessoal não clínico, passando a incluir também trabalho de assistência humanitária, e o orfanato Thi Nghe entrou em cena.

O programa exCHANGE no Vietname foi então formalmente lançado e aberto a todos os membros da equipa da Stryker.

O orfanato Thi Nghe é uma instalação única que toma conta de mais de 400 crianças com deficiência, muitas das quais não conseguem andar, e que têm acesso limitado a recursos e cuidados médicos.

Este lar acolhedor para as crianças recebeu os funcionários da Stryker de braços abertos. Logo desde a primeira visita, a equipa da Stryker cuidou das crianças, adquiriu equipamentos e provisões, ajudou na cozinha e apoiou os cuidadores de todas as maneiras possíveis. 

Beth, voluntária da Stryker, partilha um momento de ternura com uma das crianças do orfanato Thi Nghe


"Esta experiência ensina-nos o que é adaptabilidade", 
disse um voluntário da Stryker. "Não estamos aqui para liderar. Estamos aqui para servir."
 

Com o tempo, o programa exCHANGE no Vietname continuou a evoluir. Verificou-se que muitas vezes as crianças acabavam no orfanato devido às suas deficiências e que uma intervenção precoce, cirúrgica ou não, poderia evitar que tal acontecesse e transformar significativamente a vida das crianças.

Assim, atualmente, o programa exCHANGE concentra-se mais em ajudar as crianças mais cedo. O programa apoiou o estabelecimento e continua a apoiar continuamente o funcionamento da Casa de Ket Noi Yeu Thuong na cidade de Ho Chi Minh. Estas instalações oferecem um ambiente acolhedor onde as crianças e as suas famílias podem ficar quando são submetidas a avaliação e intervenção médica pela equipa ortopédica visitante da Austrália (no âmbito do programa de proximidade da Associação Australiana de Ortopedia).

Ao participar neste programa, vemos o que podemos alcançar quando saúde e humanidade se combinam.

Houve sempre uma poderosa troca de perspetivas, conhecimentos e gratidão. E até agora a jornada tem sido uma lição de humildade.


 

O voluntário da Stryker, Wes, entretém as crianças no orfanato Thi Nghe

Na cozinha do orfanato Thi Nghe, com os voluntários da Stryker, Simone, Sutharat, Beth, Steve e Fin