Revelamos caráter. Reconstruímos vidas.

18-May-2020

O verdadeiro caráter dos trabalhadores da saúde nunca foi tão evidente e é imensamente inspirador.

 

Sabe-se que a adversidade revela o verdadeiro caráter das pessoas. Durante a COVID-19, observámos nitidamente a natureza genuína dos nossos clientes. Apesar dos desafios e da exaustão, com grande coragem os nossos clientes conseguiram estar à altura do momento — e não desistiram.

Em algumas das áreas mais atingidas do mundo, os representantes da Trauma & Extremities da Stryker tiveram acesso a uma perspetiva única. No meio da crise, o seu trabalho de apoio aos heróis da saúde continua. "Os nossos clientes estão a viver desafios muito diversos no confronto com esta nova realidade", afirma Michael Schena, líder de equipa da Stryker em Nova Iorque. "As conversas sobre os casos e os cursos tornaram-se conversas sobre a família e o bem-estar".

O papel dos nossos representantes de traumatologia também está a mudar. Muitos representantes estão a interagir com os clientes virtualmente. "Ainda há uma semana, orientei uma sessão de formação pelo Zoom para as equipas de enfermagem em dois locais, para as ajudar a entender a plataforma e permitir que esta funcione tanto para os clientes como para nós", declara Donovan Robertson, representante da Stryker no Reino Unido. Esta ligação virtual também está a chegar à sala de operações. Segundo Gloria Sottile, representante da Stryker em Itália, "Estamos a investigar novas ferramentas de suporte virtual para utilização na sala de operações durante a cirurgia".

Dado que milhões de pessoas estão em reclusão, o número de pessoas a sofrer lesões diminuiu. No entanto, ainda ocorrem emergências ocasionais, e os nossos representantes de traumatologia estão a postos e a testemunhar em primeira mão o espírito incansável dos trabalhadores da saúde. Uma história em particular, contada por Peter Stewart, da nossa equipa de Nova Iorque, oferece uma imagem bem clara. "Isto foi registado durante o intervalo de hora e meia de um enfermeiro de sala de operações. O enfermeiro fazia uma pausa do turno da unidade de cuidados intensivos do 4.º andar, convertido recentemente", disse Peter. "Ele comeu rapidamente. Depois, em vez de ir descontrair ou dormir uma sesta, juntou-se ao caso de traumatologia que estávamos a preparar e rendeu um dos seus colegas. Depois de o caso estar terminado, voltou à unidade de cuidados intensivos para terminar o seu turno."

Para os nossos representantes, este nível de espírito de sacrífico e compaixão é tão inspirador de humildade como motivante. O verdadeiro caráter dos trabalhadores da saúde nunca foi tão evidente e é imensamente inspirador. Isto aplica-se tanto aos enfermeiros que saltam de caso para caso, como aos cirurgiões ortopédicos que viram toda a sua realidade transformar-se. "Alguns cirurgiões estão a ver toda a sua carga de trabalho eletiva dos próximos meses a desaparecer da noite para o dia", assevera Michael Schena. "Outros estão a perceber que terão de adiar a esperança e a aspiração de abrirem uma clínica privada. Alguns estão mesmo a passar de cuidadores a pacientes com COVID-19, enfrentando assim uma luta pessoal contra o vírus."

Apesar das histórias e cenas inquietantes, especialmente em locais como Nova Iorque, vislumbram-se sinais de esperança. Brian Esernio, representante de vendas e líder de equipa, tem observado estes sinais. "Todos os dias, durante cinco semanas, ia para o trabalho e via filas de pessoas fora dos hospitais à espera de serem testadas para o vírus", afirma. "Já passou mais de uma semana e não tenho visto filas fora dos hospitais. Parece que há mais pacientes que recuperaram da COVID-19 a saírem das portas do que em qualquer momento anterior."

Um acontecimento como a COVID-19 lembra-nos de que a natureza genuína dos cuidados de saúde não está firmada nos edifícios e no equipamento. Assenta nas pessoas. Assenta nos enfermeiros, médicos, cirurgiões e muitos outros que não previam uma pandemia, mas que, de acordo com a sua verdadeira natureza, sempre estiveram preparados. São estes os heróis. Temos orgulho em saber que são nossos clientes.